Chegou outubro rosa, um mês marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Esse movimento começou há mais de 30 anos.
Teve início nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen para o combate ao Câncer de Mama. Foi em uma corrida para arrecadação de fundos no início da década de 90, que eles decidiram distribuir laços rosas para dar mais visibilidade à causa daquele evento.
Depois disso, o Outubro Rosa se tornou um movimento que foi ganhando força, sendo uma verdadeira referência para campanhas de conscientização sobre a saúde em todo o mundo.
Leia mais
Sintomas e Prevenção:
A lista de possíveis sintomas é meio grande e eles podem variar, mas os mais comuns incluem nódulos na mama e alterações da pele que podem ser desde manchas até alterações na textura da pele. Além dessa, precisamos incluir também: secreção que não pareça normal no mamilo, dor persistente e alteração no formato ou tamanho da mama.
Vale lembrar que o diagnóstico precoce é a solução que salva muitas vidas, dando grandes possibilidades de tratamento e cura.
Como podemos ajudar?
Muito além de espalhar essa informação, o apoio emocional e o suporte valem ouro! Sejam elas parceiras, mães, irmãs ou apenas amigas, estar por perto para incentivar a realizarem os exames de prevenção e adotarem uma rotina de vida saudável, faz toda a diferença.
É importante incentivar as mulheres a cuidarem da saúde, se prevenindo e fazendo escolhas mais saudáveis todos os dias. Juntos podemos garantir que o Outubro Rosa continue salvando vidas todos os dias.