3 de junho de 2024

SOBRE A CLAREZA DE CARBONO PARA A LOGITECH

Entender o que é a pegada de carbono é o primeiro passo para lidar com o impacto no meio ambiente. Você sabia que a maioria das nossas emissões de carbono vem da fabricação dos gadgets que usamos para criar e até mesmo para trabalhar de qualquer lugar? É importante deixar claro como essas emissões são geradas e compartilhar o que estamos fazendo para reduzir o impacto no meio ambiente.

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono é uma métrica usada desde 1990 pra registrar a emissão direta e indireta de gases de efeito estufa, incluindo o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e outros gases emitidos por uma determinada atividade ou produto global. O conceito surgiu quando os pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel começaram a se referir ao impacto do consumo de recursos naturais por sua “pegada de carbono”. Esses gases são essenciais para manter a Terra habitável ao reter calor, mas é importante ressaltar que seu acúmulo excessivo leva ao aquecimento global, seja pela queima de combustíveis fósseis ou pelo desmatamento e atividades industriais.

Como é feito o cálculo?

Sempre que viajamos de carro, carregamos o celular ou ligamos a máquina de lavar roupas, deixamos alguns rastros de gases que se acumulam na atmosfera e causam o aquecimento global. Por isso, conhecer a pegada de carbono se tornou muito importante, já que essa é uma das principais unidades de medida para controlar a emissão de gases e combater os impactos derivados das alterações climáticas.

Para calcular essa pegada é bem simples, existem alguns sites de organizações envolvidas com iniciativas ambientais, que possuem ferramentas pra ajudar na hora de fazer um balanço da quantidade de gases emitidos durante um determinado período, já que para fazer esse cálculo é preciso avaliar todo ciclo de vida do produto indo desde a produção, até o consumo e o descarte dos resíduos gerados. Alguns deles são: A calculadora Moss, Iniciativa Verde e a calculadora da ONU, e você pode usar todos eles sem fazer login, é 100% gratuita. Inclusive, vamos deixar aqui o link pra ficar na mão de vocês:

O que está por trás destes números?

Para te explicar melhor e ajudar a entender esse cálculo, vamos explorar a pegada de carbono do mouse para jogos PRO X SUPERLIGHT sem fio da Logitech, observando o que acontece em cada fase de sua vida:

Fabricação: para estimar os impactos do carbono nesta fase, a Logi trabalha junto de seus fornecedores para coletar dados que vão desde a eletricidade, que é usada durante a moldagem do plástico, até os componentes e aditivos – Essa fase é responsável por cerca de 66% da pegada de carbono do mouse sem fio.

Armazenamento e transporte: Essa fase é responsável por 20% da pegada de carbono, e essa conta é feita à partir de informações detalhadas sobre a jornada do produto. Desde os barcos, aviões, trens e caminhões que distribuem esses produtos internacionalmente, é necessário medir o impacto de carbono disso tudo pra conseguir obter um cálculo real.

Durante o uso: É nessa fase que você entra, e ela é responsável por mais ou menos 8% da pegada de carbono do mouse. Esse número representa o consumo de energia em casa ou durante seu uso, e é calculado pelo consumo médio de eletricidade, conforme o país que esse produto é enviado.

Descarte: Se baseia nos padrões de descarte de produtos eletrônicos e nas emissões médias gastas no processamento desses itens em várias instalações. Quando o produto chega ao fim de sua vida útil e não pode mais ser reutilizado ou reparado, é preciso garantir que seja enviado para um local de reciclagem. Essa fase contém 6% da pegada de carbono do mouse.

Rotulagem Logitech

Assim como as calorias em um rótulo alimentar, colocar um rótulo no site ou no produto permite que você faça escolhas melhores sobre o que está consumindo, por isso, a Logitech disponibilizou a rotulagem de carbono nos seus produtos – E eles ainda prometem que em breve, todos os seus produtos terão essa certificação.

Dá uma conferida em alguns dos produtos que já possuem a rotulagem:

Brio 505: é uma webcam certificada ótima pras reuniões hibridas, com uma qualidade de imagem avançada e que tem uma pegada super sustentável, que inclui até 68% de plástico reciclado em sua composição.

Rally Bar Huddle: é a primeira barra de vídeo tudo em um, feita com 42% de material reciclado. Além disso, A embalagem de papel da Rally Bar Huddle vem de florestas com a certificação FSC e outras fontes controladas.

O que fazer para diminuir a pegada de carbono?


Os gases de efeito estufa são os principais causadores do aquecimento global. Pra combater as mudanças climáticas, precisamos reduzir nossa pegada de carbono, promovendo um consumo responsável e adotando práticas sustentáveis. E isso, sem dúvidas começa em algumas mudanças simples no dia a dia, como:

  • utilizar sacolas retornáveis
  • usar transportes mais sustentáveis, como ônibus e bicicletas
  • descartar corretamente o lixo produzido em casa
  • evitar o uso de plásticos e embalagens poluentes;
  • comprar produtos de empresas responsáveis e que se importam com a causa do meio ambiente.

Ao calcular e implementar medidas para diminuir a pegada de carbono, estamos promovendo um planeta mais saudável e garantimos que as futuras gerações possam ter recursos pra viver de forma mais simples e inteligente.