6 de junho de 2024

SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

O consumo e os impactos ambientais precisam ser levados em conta para conseguirmos transformar os modelos de negócios atuais, e para isso, algumas empresas começaram a priorizar a sustentabilidade em suas principais operações. Além de pensar em trazer mais sustentabilidade em todos os processos, como melhoria nas embalagens, por exemplo, algumas corporações também passaram a adotar medidas para o cuidado com o consumo de energia e dados ambientais.

Mas afinal, o que é sustentabilidade corporativa?

A ideia é abraçar uma estratégia que leva em conta não só o dinheiro, mas também como afetamos o mundo ao nosso redor, seja socialmente, ambientalmente ou culturalmente. É um jeito de fazer as coisas pensando em todos, tendendo a trazer bons resultados tanto para o planeta, quanto para a empresa em questão.

Nesse sentido, qualquer processo envolvido com decisões econômicas e sociais podem fazer parte de uma estratégia mais sustentável nas organizações. É importante lembrar que para ter um posicionamento sustentável, as empresas precisam criar planos táticos que sejam sustentáveis.

Ou seja, além de fazer escolhas mais conscientes sobre o uso de recursos naturais, quem está no comando das operações também precisa desenvolver uma consciência sustentável com toda a equipe. Apesar de não parecer uma tarefa fácil, a inclusão de medidas sustentáveis nas empresas costuma oferecer bons resultados em pouco tempo.

Quais medidas podem ser implantadas pela sustentabilidade?

Que existem vários meios de ajudar o meio ambiente não é novidade pra ninguém, mas quando o assunto é trazer melhorias ambientais para as operações esse pode parecer um desafio a mais, e muitas vezes acabar ficando de lado em uma empresa. A verdade é que pra começar, não precisa ser tão complicado. Veja algumas medidas que podem fazer a diferença:

Sinalização de reciclagem: faça a gestão dos resíduos sólidos, e promova a reciclagem entre os funcionários adicionando lixeiras para descarte adequado.

 Economia de água: troque as torneiras manuais dos banheiros por aquelas com sensores, além de economizar água, vai diminuir muito a conta no final do mês.

Menos plástico: diminuir o uso de plástico e de materiais de descarte de uso único contribuem muito para sustentabilidade. Procure incentivar o uso de ecobags e bolsas sustentáveis para diminuir o descarte de lixo dentro da empresa.

Melhores fornecedores: procure priorizar aqueles que são amigos do meio ambiente. Fazer escolhas sustentáveis está em todas as atitudes do dia à dia da empresa.

Energia renovável: é uma opção inesgotável e com impacto ambiental reduzido. Além de contribuir com o meio ambiente, traz muita economia a longo prazo.

Quando falamos de sustentabilidade corporativa, é importante destacar o tripé:

Social: A empresa precisa se preocupar com o bem-estar do pessoal, além de outros benefícios que ela pode prover. Pense em quais dessas ideias vocês conseguem melhorar e o que pode ser implantado pra deixar todos na empresa mais confortáveis. É importante lembrar que um funcionário muitas vezes passa mais tempo na empresa do que em sua casa, então tornar esse ambiente mais saudável com certeza trará melhorias em seu desempenho, no final, todo mundo acaba ganhando!

Ambiental: Como você já viu aqui, existem muitas medidas que podemos tomar para minimizar o impacto ambiental e a pegada de carbono, como gerenciar o consumo de energia e de água, por exemplo. Lembre-se: aos poucos com pequenas medidas é possível fazer uma grande diferença lá na frente!

Econômico: A empresa que se preocupa com o meio ambiente e que consegue atingir os stakeholders com mensagens sustentáveis, seja nas embalagens que ela passa à usar, ou até mesmo na forma como ela trabalha a consciência ecológica dos seus canais, a possibilidade dela ter mais adesão seja nas vendas de produtos ou serviços, é muito maior. Acreditem, cliente não é bobo, ele sempre buscará por empresas que estejam pensando ecologicamente e socialmente.

Caso você ainda esteja se perguntando: quais são as vantagens da sustentabilidade para as empresas?

A adoção de práticas sustentáveis vai além de simples obrigações sociais e ambientais, proporcionando uma série de benefícios significativos. Priorizando a sustentabilidade, as empresas constroem uma reputação positiva, o que pode ajudar a atrair clientes novos e talentos qualificados, já que hoje em dia, muitas pessoas pensam e vivem pela causa ambiental. Ainda podem reduzir custos operacionais, impulsionar a inovação e garantir uma vantagem competitiva no mercado.

Portanto, como você pode ver até aqui, a sustentabilidade corporativa não é só uma opção, e sim uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma ética, responsável e de acordo com as mudanças ambientais e econômicas. Vai além do cumprimento de normas e obrigações, demonstra uma transformação cultural importante e estratégica, com a sustentabilidade sendo um dos centros de suas operações, a empresa pode contribuir por esse futuro mais promissor, tanto para si mesma como para o planeta ao seu redor.

Lembre-se: a sustentabilidade corporativa não é apenas um imperativo ético, mas sim uma estratégia muito inteligente para o sucesso e prosperidade das empresas no mundo todo.